As Conferências Regionais de SAN – Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná já estão agendadas e sendo organizadas pelos Núcleos Regionais da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e pelas CORESANs – Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional. Em um processo pioneiro, as Conferências Regionais constituem parte decisiva da estratégia de preparação da 5ª Conferência Estadual que acontecerá nos dias 05 e 06 de agosto de 2019, compromisso do Estado com a política de SAN.

A 5ª CESAN tem por objetivo construir compromissos para efetivar o direito á alimentação, previsto no art. 6ª da Constituição Federal, bem como promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, por meio da implementação do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nas esferas de governo, com a participação da sociedade civil.

A IV Conferência Regional de Francisco Beltrão, acontece nesta quarta-feira (04) no auditório da UNIOESTE, no bairro Vila Nova, e será uma Conferência macro regional pois envolverá os municípios de abrangência dos Núcleos Regionais da SEAB de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, praticamente teremos representantes de toda a região Sudoeste do Paraná.

  • Compartilhe no Facebook

Os representantes foram eleitos como Delegados nas conferências municipais, e vem com a responsabilidade de trazer as demandas municipais priorizadas pelos participantes. Uma forma democrática da participação da sociedade em discussões sobre o tema.

A importância do tema neste ano “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”, procura saber da sociedade civil a melhor forma de desenvolver politicas públicas que atenda o desenvolvimento da economia local do pequeno produtor rural, o acesso á alimentação em quantidade e qualidade adequada, como também provocará o pensamento e a necessidade de cuidados com o desperdício de alimentos e a geografia da fome em nossa região.

E essa demanda será levada por 27 pessoas que serão eleitas como delegados, para representar a região na Conferência Estadual que acontece em agosto.

Fonte: SEAB/Francisco Beltrão