A Prefeitura de Francisco Beltrão realiza nesta segunda-feira (25) a abertura das propostas para definir a empresa que irá construir o Hospital Intermunicipal. O anúncio da nova fase da licitação foi feito pelo prefeito Cleber Fontana durante a assembleia da ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), realizada nesta sexta na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

Cleber explicou aos prefeitos e secretários de saúde que ao menos cinco empresas já demonstraram interesse em se habilitar para a licitação e que todo o processo de elaboração dos projetos foi realizado pela equipe de técnicos da Prefeitura, que também doou o terreno para construção do novo hospital – ao lado do CRE, no Água Branca. Agora, será feito o credenciamento das empresas e a abertura e avaliação das propostas de cada uma.

A obra está orçada em R$ 28,5 milhões, mas o valor deve baixar com a concorrência das construtoras. Ao menos R$ 22 milhões estão assegurados pelo Ministério da Saúde para executar o hospital. Serão 12,2 mil m2 de construção e 92 leitos, para atender Beltrão e os 26 municípios da microrregião. “Nossa região avançou muito na área da saúde desde que os gestores, os prefeitos, se uniram e passaram a tratar junto das soluções”, afirmou Cleber, que falou também falou na Amsop sobre a intervenção no Hospital São Francisco e o início da radioterapia no Ceonc.

A assembleia da ARSS ainda debateu o reajuste dos valores pagos pelas prefeituras para manter o consórcio de saúde. A expectativa, segundo o presidente da associação e prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer, é agilizar consultas e exames com especialistas, principalmente após a operação do tomógrafo, há duas semanas.

Fonte: Assessoria