Nesta semana a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, através do setor de Endemias, divulgou o resultado do mais recente Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (Liraa), que apontou índice de 0,3%, o que coloca o município em situação de “Baixo Risco” em relação a Dengue. Durante a semana a equipe visitou mais de 1.500 imóveis. Mais uma vez os problemas encontrados foram em terrenos baldios.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias, há quase três meses o município não tem registro de novos casos, visto que a última notificação foi em maio. “Mesmo com a situação controlada é de fundamental importância a colaboração da comunidade, pois somente com ações de prevenção é possível eliminar os focos de proliferação do mosquito”, alerta a coordenadora.

Relata ainda que as equipes da saúde que atuam neste setor tem mantido as visitas nos domicílios para orientar a comunidade e verificar se existem objetos que acumulam água. Historicamente durante o período de inverno, com temperaturas mais amenas, acontece a redução de casos. Neste ano, no período de janeiro a maio, foram registrados 41 casos de dengue em Beltrão, sendo 31 contraídos no próprio município e 10 importados.

Assessoria