A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, através do setor de Endemias, divulgou nesta sexta-feira, dia 09, o resultado de mais um Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (Liraa), que apontou índice de 0,7%, mantendo o município em situação de “Baixo Risco” em relação a Dengue.

A equipe visitou 1.556 imóveis e contabilizou apenas onze amostras positivas, todas em locais habitados. Os focos foram localizados em tanques, baldes e pratinhos com flores. Tania Lise, coordenadora de endemias, informa que há cinco meses o município não tem registro de novos casos, pois a última notificação foi em maio.

Mesmo com esta situação de tranquilidade, ela reforça que é de fundamental importância a colaboração da comunidade, eliminando os criadouros do mosquito, especialmente neste período do ano, onde são registradas temperaturas mais elevadas. De janeiro a maio deste ano foram registrados 41 casos de dengue em Beltrão, sendo 31 contraídos no próprio município e 10 importados.

A coordenadora de endemias da secretaria municipal, Tania Lise, enfatiza que os cuidados não podem parar para que o município continue apresentando bons resultado mediante a doença. Ouça:

Assessoria