Na manhã de ontem (14), beltronenses entraram em contato com a Rádio Onda Sul FM informando que não estavam conseguindo retirar as fichas do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), utilizadas para obter descontos em consultas particulares.

A Secretária de Saúde, Aline Biezus, comenta que essa ficha do Cresems existia há muitos anos, pois quando não havia o Centro Regional de Especialidades, o paciente que não queria esperar atendimento pelo SUS, ganhava desconto dos médicos. Ela destaca que enquanto Secretaria de Saúde, eles devem oferecer ao paciente SUS, condições de atendimento SUS.

A orientação repassada pelo CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, caracteriza a prática como ilegal e inconstitucional. Desse modo, não haverá mais as fichas, já que não existia uma finalidade, pois ninguém pagava a diferença desse desconto. “As pessoas que quiserem continuar ganhando desconto é só chegar nos médicos, nas clínicas e fazer a solicitação”.

A Associação Médica do Paraná irá implantar em todo o Paraná, um sistema chamado SINAM (Sistema Nacional de Atendimento Médico), substituindo o Cresems. Muito próximo de um convênio, porém sem mensalidades, é voltado para quem não quer depender do SUS e não pode ou não quer pagar um plano de saúde, possibilita desconto em farmácias e exames, além de até 50% em consultas.

O cadastro pode ser feito pelo site: www.sinam-pr.com.br. 

Confira a entrevista: