Em pouco mais de uma semana, 14 macacos foram encontrados mortos no município de Coronel Domingos Soares. Somente nesta sexta-feira (06), seis animais foram localizados, o que pode indicar a ocorrência de febre amarela na região. A Vigilância em Saúde iniciou uma mobilização para aplicar a vacina contra a doença.

De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira (06), o Departamento de Saúde informou que no dia 28 de outubro recebeu notificações de morte de macacos, que caracterizaram a possibilidade da ocorrência de febre amarela no município.

Na última quarta-feira (04), foi localizado um animal morto com condições para a coleta de material para diagnóstico. O material coletado foi enviado ao Laboratório Central do Estado (LACEN) através da 7ª Regional de Saúde e o resultado oficial das análises provavelmente será concluída em 15 dias.

Conforme a nota, desde o dia 28 de outubro foram registrados 14 casos de mortes de primatas no município. Somente na sexta-feira (06) foram registradas seis ocorrências, das quais somente dois animais estavam viáveis para a coleta de material.

As equipes de Vigilância em Saúde e vacina do município iniciaram uma mobilização na última quinta-feira (05), com busca ativa na população local, a fim de realizar a vacina da febre amarela em moradores ainda não vacinados e reforçar as recomendações sobre a necessidade da notificação de animais mortos.