No sábado, 22, aconteceu na Paróquia Cristo Rei, de Francisco Beltrão, encontro diocesano da Pastoral da Saúde, sob a coordenação de Elizabete Dalvesco (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Barracão). Participaram os coordenadores paroquiais e demais convidados. Conforme Elizabete a finalidade foi tratar o tema “A Pastoral da Saúde na Política”, explica: “Ela se envolve no sentido de fazer parte do Conselho Municipal e das Conferências Municipais de Saúde, pois a Pastoral da Saúde tem conhecimento sobre os doentes e suas necessidades, e assim pode colaborar com o Conselho sobre as necessidades do município”.
A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Cristo.
Solidária
Vivência e presença samaritana junto aos doentes sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
Comunitária
Visa a promoção e educação da saúde no âmbito público e do saneamento básico, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
Político-institucional
Atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde, para que haja reflexão bioética e de humanização, formação ética e uma política de saúde plena, participando ainda das instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.