O Paraná registrou oito novas mortes por gripe no Paraná em apenas uma semana. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (12). Ao todo, em 2019, são 51 mortes pela doença. Ainda conforme o boletim, foram confirmados 212 casos de gripe no estado, desde o começo do ano, 45 confirmações a mais do que na última semana.

As novas mortes foram registradas em Foz do Iguaçu (cidade com maior número de mortes pela doença no ano, com 13 casos), Curitiba (segunda cidade com maior número de mortes por gripe, com sete confirmações), Maringá  e Cambé.

Os A faixa etária com maior número de casos confirmados de gripe é o público com mais de 60 anos, seguido pelas crianças com menos de seis anos, segundo dados da secretaria.

Os principais sintomas da doença são febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga e calafrios. Com a chegada do inverno, as atitudes de prevenção à gripe devem ser reforçadas.

Além da vacinação, são importantes atitudes como lavar frequentemente as mãos (ou usar álcool gel), cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos como talheres e copos, além de procurar manter os ambientes bem ventilados.