Doação de sangue / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Doação de sangue / Foto: Francione Pruch

Com a proximidade das festas natalinas e férias, cai o número de doadores de sangue. Essa época também aumenta o número de acidentes, resultado mais pessoas precisam de sangue. Para equilibrar essas situações, o Hemonúcleo de Francisco Beltrão está contando com a colaboração da população para doar sangue nos próximos dias.

Os estoques estão em baixa, segundo relata Assistente Social, Fernanda Franz. “A gente está buscando doadores de todas as tipagens sanguíneas, a urgência maior é do sangue O negativo. Os estoques estão em baixa, a quantidade de doadores vem diminuindo”.

As pessoas podem colaborar indo até o Hemonúcleo na parte da manhã das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. “Para ser doador é necessário a Carteira de Identidade, estar bem alimentado, não ter nenhum tipo de alergia, gripe”.

Além de destinar grande parte do sangue para pacientes com câncer, nessa época aumenta o número de acidentes, outro fator que deixa o estoque em baixa.

Mesmo com a chegada do natal e ano novo, os atendimentos na unidade não serão alterados, “o atendimento contínua normal, mesmo a pós o ano novo e natal”. Nesse prazo o Hemonúcleo vai trabalhar com a equipe reduzida para mantem a normalidade nas coletas de sangue.