Proporcionando mais uma oportunidade de atendimento com horário estendido, a Secretaria de Saúde visa possibilitar que todas as mulheres possam fazer seus preventivos de câncer de colo de útero. Os exames devem ser feitos anualmente e o calendário de setembro conta com horários especiais aos sábados, terças e quintas-feiras.

Estarão incluídas todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade: Central, Nossa Senhora Aparecida e Frei Vito. Todas elas vão funcionar com horário estendido as terças e quintas-feiras, das 17 às 19 horas. E aos sábados, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Os horários diferenciados buscam atender às mulheres que trabalham em horário comercial. Para as interessadas em participar, não é preciso marcar horário e é importante levar consigo o Cartão SUS e documento com foto. Todas serão atendidas, mas o foco são as mulheres entre 25 e 64 anos.

O câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento, e pode ser com ou sem sintomas. É o 3º tipo de câncer mais frequente e a 4ª causa de morte das mulheres do Brasil. Do total de exames com alteração em Chopinzinho, 66% dos casos são encontrados na fase inicial, quando o tratamento é mais fácil e eficaz.

As coletas acontecem durante todo o ano, na cidade e interior, seguindo o cronograma da Estratégia da Saúde da Família estabelecido por cada unidade. Para saber outros dias com coleta disponível, procure os agentes comunitários de saúde.

Fonte: Assessoria.