O Dia D da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo será neste sábado, 30 de novembro, data do encerramento da vacinação dirigida para adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos. Esta é a segunda etapa da campanha neste ano. A primeira foi dirigida para as crianças.

Nesta faixa etária, dos 20 aos 29 anos, o número de casos confirmados é expressivo. Quando procurar a unidade de saúde, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e documento pessoal. Porém, se não tiver carteira de vacinação também deve comparecer nas unidades de saúde.

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que neste sábado estarão abertas sete unidades de saúde, nos bairros Cango, Pinheirinho, Vila Nova, São Miguel, Alvorada, Padre Ulrico e Sadia, que estarão abertas das 08h00 às 17h00, sem fechar para o almoço.

As pessoas fora da faixa etária preconizada, de 20 a 29 anos, que desejam realizar a vacina contra o Sarampo também podem comparecer nas unidades para receber a imunização. Lembrando que a idade máxima para a vacina contra o Sarampo pelo SUS é de 49 anos.

O Sarampo é uma doença infecciosa e aguda. É transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de erupções avermelhadas até quatro dias após.

Casos aumentam no Paraná

De acordo com a  Secretaria de Estado da Saúde, já são 429 os casos confirmados de sarampo em 29 municípios paranaenses, após 20 anos sem registro da doença. Nos últimos dias 61 pacientes foram constatados com a doença.  O levantamento aponta que 227, dos 429 casos confirmados, são de pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos. Curitiba é o município que apresenta maior quantidade de casos confirmados, com 278.

 

Fonte: Assessoria.