Neste sábado (19), cinco unidades de saúde de Francisco Beltrão (Cango, Alvorada, Vila Nova, Padre Ulrico e Pinheirinho), estarão de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos, conforme explica a enfermeira do setor de vigilância epidemiológica da secretaria, Kátia Schmidt.

“Nesta faixa etária de cinco anos, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias, de acordo com o Calendário Nacional. Com a campanha, queremos certificar que este público está em dia com a vacinação, por isso chamamos de ‘campanha seletiva’.

A segunda etapa da campanha acontecerá no período de 18 a 30 de novembro. A prioridade será adultos não vacinados com idade entre 20 e 29 anos, sendo que o Dia D da mobilização nacional será em 30 de novembro. “Nesta faixa etária o número de casos confirmados no estado também é expressivo”, comenta Kátia. Ela lembra ainda, que quando procurar a unidade de saúde, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e documento pessoal. Porém, se não tiver carteira de vacinação também deve procurar as unidades de saúde.

Neste sábado, as cinco unidades ficarão abertas das 7h às 17h, sem fechar para o almoço.

Confira a matéria na íntegra: