No último sábado (15) foi realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. Em Chopinzinho, a Unidade Básica de Saúde Central funcionou das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, onde cerca de 180 pessoas foram imunizadas.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, além da vacinação contra o sarampo, houve atualização da carteira de vacinação, sendo aplicadas as vacinas contra o tétano, febre amarela e hepatite B. A Campanha segue até o dia 13 de março. Ao procurar as unidades de saúde da é importante que as pessoas levem o cartão SUS e a certeira de vacinação.

DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.

O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Foto: Assessoria.