Dados do Ministério da Saúde indicam que 75% dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa, pequenos descuidos que em pessoas com idade mais avançada pode ser fatal, já que 30% das quedas resultam em óbito. Em 2017 foi aprovada no Paraná a Lei nº 18.952/2017, que prevê a primeira semana de junho, para a realização de atividades e campanhas de conscientização sobre o tema.

  • Compartilhe no Facebook

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A proposição é do Deputado Wilmar Reichembach (PSC), que busca junto com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, formas de fortalecer essa legislação,  “com o aumento na expectativa de vida no Brasil, a população idosa automaticamente aumentou. Um período em que a pessoa fica mais vulnerável, se torna suscetível para quedas e consequências diversas, inclusive muito graves”, destaca.

A campanha resultou em uma grande movimentação  de várias regionais de saúde e segmentos ligados ao tema. O Deputado ressalta que seu objetivo é buscar aperfeiçoamento e aprimoramento da lei, “fortalecer a presença do estado e estímulo tanto para suas regionais de saúde, como para a sociedade em geral”.

Campanhas através dos meios de comunicação visam levar informação à população, evitando acidentes e promovendo maior qualidade de vida para a pessoa idosa. O evento já integra o calendário Oficial do Estado e deve ser promovido pelas regionais de saúde, contando com o apoio das prefeituras.

Confira a entrevista: