No dia 14 de novembro é celebrado o dia internacional do diabetes, por isso, no próximo sábado (23) o Rotary Novas Gerações em parceria com o curso de Farmácia da Unisep, irão realizar uma ação de conscientização e detecção de pacientes diabéticos. O evento acontecerá no calçadão da praça central, em Francisco Beltrão das 07h30 as 11h30, ao lado da feira do produtor.

Segundo a Farmacêutica Caroline Lermen Munhoz, as pessoas que desejam fazer o exame devem ir em jejum. “Quem quiser fazer o exame, deve comparecer em jejum, nós sabemos que o resultado do teste só é fiel se o paciente estiver com oito horas de jejum, ou seja não pode comer nada oito horas antes do teste”.

Esse evento de prevenção ao diabetes já vem sendo realizadas a vários anos pelo Rotary. Segundo, Marcelo de Campos, representante do Rotary Novas Gerações, essa ação já está na décima primeira edição. “Esse evento que o Rotary Novas Gerações realiza aqui em Francisco Beltrão, já está na sua décima primeira edição, desde que começamos essas atividades, encabeçamos essa ideia da saúde e da importância da prevenção. O diabetes é uma doença que cada vez mais vem aumentando o número de pacientes, então por esse motivo resolvemos tomar essa bandeira e contribuir com a saúde a nível de município e região”.

Confira o áudio da entrevista realizada na manhã desta terça-feira (19) na Rádio Onda Sul FM, com a Farmacêutica Caroline Munhos e Marcelo de Campos, representante do Rotary Novas Gerações.