A secretaria de Saúde do município de Palmas, Sul do Paraná, e Hemonúcleo de Pato Branco, realizam na terça-feira (04) na sede da ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palmas), coleta de sangue. A campanha “Junho Vermelho” tem intuito de conscientizar a população quanto a importância da doação e abastecer bancos de sangue no inverno, quando a tendência é de queda.

O inicio da coleta esta previsto para as 9h30, e para facilitar ao doador, o horário pode ser agendado através dos telefones: (46) 3263-1068 ou 9 8810 1083 conforme disponibilidade. A coordenadora da atenção primaria do Posto Central, Luciamari Costa, conta com a adesão dos Palmenses em mais esse dia de doação de sangue, são esperados 105 doadores voluntários para suprir a demanda. Em média, uma pessoa pode doar até 400 ml de sangue.

Para ser um doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores com consentimento formal do responsável legal e acompanhamento)
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto

O sangue coletado é utilizado em emergências e situações de urgência, além de serem usados para pacientes específicos em internações ou problemas de saúde mais sérios. Não existe especificação quanto ao tipo de sangue para ser um doador.