Acontece nesta terça-feira (23) mais uma etapa de Doação de Sangue no município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná. Iniciado às 9 horas, a coleta prossegue até as 17 horas no CRE (Centro Regional de Especialidades) do município.

 

 

Essa é a segunda coleta de sangue do ano realizada na cidade. Esta etapa faz parte do projeto do Rotary Club Chopinzinho Iguaçu, em parceria com Hemocentro de Pato Branco e Secretaria Municipal de Saúde.

Para presidenta da entidade, Ilda Maria Debona, a qual fez sua parte e doou sangue pela manhã, o projeto surgiu em conversa com integrantes do Rotary, “uma das metas que foi falado com os rotarianos seria uma corrente para doação de sangue”.

Em apenas uma hora, o doador pode salvar várias vidas, principalmente nesta época do ano quando as temperaturas diminuem e a doação de sangue em alguns estados brasileiros desacelera.

Segundo a Enfermeira, Marcelli Cervo, o município de Chopinzinho sempre colaborou com o hemocentro, “as nossas doações de sangue sempre foram muito boas aqui no município. As pessoas pessoas aderiram, participaram”.

Para doar sangue precisa, “estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 65 anos de idade, vir alimentado, evitar ter uma alimentação gordurosa nas últimas quatro horas, e tem que trazer também a documentação”. Comenta Marcelli.