Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha nacional para sensibilização da população sobre o câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres da importância de um diagnóstico precoce quando se fala em câncer de mama.

Seguindo os moldes da campanha, o Hospital São Francisco juntamente com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, apoiados pela Administração atual, adere à Campanha e promove um mês voltado a saúde de suas colaboradoras. Durante todo o mês de outubro, serão oferecidos exames físicos de mama e orientações realizados por algumas enfermeiras da instituição e coletas de preventivos por um valor acessível em parceria com laboratório assistente. Esse projeto tem como objetivo o cuidado com a saúde de nossas colaboradoras que muitas vezes acabam deixando de lado o autocuidado.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, em 2017 foi registrado 16.927 mortes por câncer de mama, sendo 16.724 mulheres e 203 homens. Existem tratamentos para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), porém é necessário um diagnóstico precoce e preciso. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Segundo informações do INCA, maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres e cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Fonte: Assessoria