Acontece no próximo sábado(04) em Palmas, sul do Paraná, a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, alusiva ao  Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos, em 05 de maio. Estudantes e professores do Curso de Farmácia do Instituto Federal, campus Palmas, Vigilância Sanitária,  com o apoio do CRF (Conselho Regional de Farmácia), do Paraná, estarão desenvolvendo uma série  de atividades na Praça Bom Jesus, a partir das 08h00 da manhã  às  15h00, sem intervlado para o almoço. 

Conforme o professor, Rodrigo Almeida, o  trabalho principal  será  recolher medicamentos vencidos ou sem uso – como comprimidos, drágeas e xaropes, que estão de posse das famílias palmenses, bem  bem como  ajudar a disseminar a importância do descarte correto e consciente de medicamentos e, com isso, auxiliar na preservação do meio ambiente e evitar acidentes com a ingestão acidental pelas crianças ou animais. “A ingestão de um simples analgésico pode trazer consequências irreversíveis para as pessoas” alertou o professor.

Pelo aspecto ambiental estudos comprovam que um total de 450 mil litros de água podem ser contaminados com cada quilo de medicamento descartado de maneira incorreta.

Como atividade paralela  os alunos e professores prestarão atendimento gratuito à comunidade, realizando testes de glicemia e aferição de pressão arterial.  Conforme Rodrigo Almeida, estes exames só serão realizados no período da manhã e as pessoas devem comparecer em jejum ao local.