A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira dia 25 de outubro. O foco é a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos que não foram imunizadas. Pais ou responsáveis devem procurar uma unidade básica de saúde, levar a carteira da vacinação da criança para que a equipe verifique se ela recebeu todas as doses. A vacinação é gratuita.

  • Compartilhe no Facebook

Equipe do Dep. de Saúde de Francisco Beltrão durante ações do dia D

No último sábado (19), postos de saúde estiveram abertos em todo o país para o chamado “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizar contra o vírus, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada em 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais voltadas à área.

  • Compartilhe no Facebook

Equipe do Dep. de Saúde de Francisco Beltrão durante ações do dia D

Em entrevista a Rádio Onda Sul FM, Katia Schmidt, enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Francisco Beltrão, falou como está sendo a procura pela vacina nos postos do município. “Um balanço geral aqui do nosso município, até sábado (19) podemos considerar que tivemos um movimento bem bom nas unidades de saúde, inclusive no sábado a gente teve cinco unidades abertas o dia todo para vacinação e tivemos movimentação durante todo o dia. Até o momento, do dia 07 até dia 19 foram 1.054 crianças que compareceram e destas, 413 foram vacinadas. Só lembrando que essa é uma campanha seletiva, só vai receber a vacina quem tiver a vacina atrasada. Muitos compareceram, mas muitos deles estavam com a carteirinha em dia e não recebeu a vacina”.

  • Compartilhe no Facebook

Equipe do Dep. de Saúde de Francisco Beltrão durante ações do dia D

No sábado, foram apenas cinco unidades atendendo, mas segundo Katia, durante a semana, todas as unidades de saúde do município, inclusive da zona rural, estarão disponíveis para a vacina contra o sarampo. “Foram cinco unidades no sábado mas durante a semana, todas as 23 salas de vacina estarão disponíveis e todas elas tem a vacina contra o sarampo. A campanha encerra no dia 25 de outubro, segundo o Ministério da Saúde, mas os nossos números estão bem bons em relação a uma data que não é de campanha, então as pessoas realmente compareceram. Se por ventura, tem alguma criança nessa faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não foi ver se a carteirinha está em dia ou não, podem comparecer até a sexta-feira”. Destaca, a enfermeira Katia.

Fotos: Divulgação

Confira o áudio da entrevista na íntegra: