A Campanha de Vacinação Contra a Gripe, entra em sua última semana. O prazo prossegue até dia 26, em todas as unidades de saúde. Na cidade de Francisco Beltrão, a preocupação com as crianças continua, 50 % foram vacinadas até o momento.

Iniciada no dia 17 de abril, a meta em Francisco Beltrão é vacinar aproximadamente 21 mil pessoas. Segundo a responsável pelo setor de vacinas da Secretária Municipal de Saúde, Vanderleia Cagol, todos os grupos prioritários alcançaram bons índices, com exceção das crianças. “Estamos com boa parte da população vacinada, nossa maior preocupação é com as gestantes e principalmente as crianças. Lembramos que a vacina não protege somente contra o vírus H1N1, mas protege também contra influenza D e H3N2”.

Em 2016, foram registradas duas mortes por H3N2 e, uma morte por influenza H1N1 no município. “Este ano já estamos com cinco casos confirmados de H3N2”, afirma Vanderleia.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Todas as unidades de saúde do município atendem no horário normal. O Posto da Cango tem horário diferenciado, atendendo das 7h30 até as 19h30, sem fechar ao meio dia. A campanha não deve ser prorrogada pelo governo.