O Projeto de Prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária do município, realiza nesta quarta-feira (07), em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. As coletas acontecem nos laboratórios de microbiologia, no 1º andar do bloco B do Campus, das 14h às 17h30 e das 19h às 22h.

Dezembro foi o mês escolhido para celebrar, em todo o mundo, a luta contra a AIDS, nome popular para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença que ataca o sistema imunológico, responsável por combater diversas doenças em nosso organismo.

Com esse sistema comprometido, o organismo fica mais vulnerável a doenças, desde um simples resfriado a infecções mais graves, como tuberculose ou câncer. Ela é causada pelo vírus HIV, que é transmitido principalmente por meio de relações sexuais sem uso de preservativo; Compartilhamento de seringas ou agulhas; Compartilhamento de instrumentos cortantes não esterilizados; Na gravidez (mãe infectada que não faz o tratamento recomendado) e pela amamentação.

Por outro lado, suor, lágrima, picada de inseto, aperto de mão, abraço, sabonete, uso compartilhado de toalhas, copos, piscina ou banheiros não são meios transmissíveis da doença.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas, agulhas e outros objetos cortantes com outras pessoas são as principais formas de prevenção contra a AIDS. Os sintomas podem demorar anos para se manifestar, por isso, o único meio de detecção é pela realização do exame de sangue.