Termina nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada a vacinar exclusivamente o público prioritário.

Fazem parte do público-alvo: gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com existência de duas ou mais doenças, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

O último boletim da gripe, divulgado na quarta-feira (29), apontou que 133 casos da doença foram confirmados no estado do Paraná. Trinta e sete pessoas morreram da doença desde o início do ano. A campanha mantém, em todo o país, uma estrutura com mais de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

Em Francisco Beltrão, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município atingiu 89% da meta que tem o total de 24.330 pessoas. O grupo de mulheres até 45 dias após o parto atingiu 100% da meta, idosos estão com 97% do público vacinado e trabalhadores da saúde com 96%. Esses dados poderão sofrer alterações até o final do dia, visto que as pessoas do grupo prioritário tem até as 17 horas para se vacinarem.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade e do interior com o total de 23 salas de vacina. A partir de segunda feira (3 de junho), conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacina estará disponível para toda a população.

 

Texto: Islan Roque.