Estrutura atual da ARSS / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Estrutura atual da ARSS / Foto: Francione Pruch

É comum escutar pelo rádio ou na conversa com o vizinho,  que uma pessoa precisa emprestado uma cadeira de rodas. Muitas vezes ela fica aguardando a solidariedade da população para conseguir o equipamento. Mas outro caminho que pode ser utilizado é via ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste.

Coordenador Geral / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Coordenador Geral / Foto: Francione Pruch

A entidade com sede em Francisco Beltrão, atende os 27 municípios da 8ª Regional de Saúde. “Temos uma equipe multiprofissional que atende os usuários que são indicados pelas unidades de saúde. O paciente passa por um médico, o qual vai determinar o tipo e qual o melhor equipamento”. Comenta o Coordenador Geral, Eduardo Carlos Broring.

Para ter acesso aos equipamentos como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, dentre outros, o paciente precisar fazer uma consulta na unidade de saúde mais próxima de sua casa, ter a documentação para entrar com o pedido na Associação Regional de Saúde, através do programa de Órtese e Prótese.

A consulta, acompanhamento e equipamentos destinados ao usuário são gratuitos. “Não tem custo nenhum. São todos pagos pela associação, prefeituras, governos do estado e federal. Então o usuário não tem nenhum custo desses aparelhos fornecidos”. Frisa Broring.

Foto: Divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a entidade forneceu gratuitamente mais de 600 cadeiras de rodas. No dia 12 de janeiro serão entregues 25 cadeiras de rodas motorizadas. Para 2017, a principal expectativa da associação é a inauguração sede própria. As obras estão bastante avanças e tudo indica que em pouco tempo o local estará disponível para atender os pacientes da região. “Vamos se mudar para uma estrutura ampla, moderna. Podendo atender adequadamente os pacientes e de certa forma melhorar os serviços”.

Se você deseja conhecer mais a entidade ou esclarecer dúvidas pode ligar no (46) 3524-5335 ou acessar o site arssparana.com.br.