O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra realizou na semana que passou um arrastão de combate a dengue. Com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e de outros Departamentos da Administração Municipal, foi coletado centenas de materiais que acumulam água. O trabalho ocorreu em todos os bairros da cidade com o objetivo de evitar a proliferação do aedes aegypti – o mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Rachelle a quantidade de material coletado surpreendeu. “Coletamos quatro caminhões cheios de materiais que poderiam acumular água e favorecer a proliferação do aedes aegypti. Ressaltamos o apoio da administração municipal e da população em mais esta ação da Vigilância Sanitária” e acrescentou “a comunidade deve continuar fazendo a sua parte, principalmente no que diz respeito a limpeza de seus terrenos, para que possamos vencer a luta contra a dengue” finalizou.

Todo o material foi encaminhado à empresa Atitude da cidade de Dois Vizinhos responsável pela destinação correta de todo o lixo que é coletado em Salto do Lontra.

Números

De acordo com o último boletim da dengue, divulgado no final de janeiro pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), número de casos de dengue confirmados no Paraná aumentou em 57% no período entre 1º de agosto de 2012 até 28 de janeiro de 2013. Foram confirmados 1.993 casos da doença para um total de 9.775 notificações.