Instituído pela Organização Mundial de Saúde, o dia 31 de Maio é considerado o dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Nesta semana os profissionais do Ambulatório do Fumo de Francisco Beltrão tiveram a oportunidade de palestrar e divulgar o trabalho em um evento estadual, realizado em Curitiba pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Durante uma oficina de capacitação para as regionais de Saúde do Paraná, denominada “Multiplicadores do Programa de Controle do Tabagismo”, o médico Pneumologista, Redimir Goya e a enfermeira, Jussara Pedroso, comentaram sobre a experiência de apoiar os pacientes e o tratamento do tabagismo.

O programa realizado em Beltrão, na unidade de saúde do bairro Vila Nova, realiza suas atividades nas quartas-feiras à tarde. Possui uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, psicóloga e nutricionista. Segundo a Secretaria, há mais de 10 anos de atuação o programa atendeu mais de três mil pacientes, sendo que o tratamento e o fornecimento de medicamentos são totalmente gratuitos.

Confira na íntegra, o áudio da entrevista concedida pelo Médico Redimir Goya, a Rádio Onda Sul FM