Diante de um questionamento feito por uma ouvinte, referente a ausência de médicos na rede pública de saúde de Francisco Beltrão, nesta quarta-feira (17), a Rádio Onda Sul FM procurou a Secretária Municipal de Saúde, Aline Jochem Biezus, que explicou sobre essa ausência.

“Os nossos profissionais estão passando por uma capacitação. É uma das nossas políticas da saúde pública e acordo com todos os profissionais, a importância da capacitação. Hoje, estamos recebendo duas profissionais do Ministério da Saúde para fazer um treinamento com todos os profissionais médicos do município, sobre manejo clínico da amamentação, como amamentar e como preparar estas mulheres para que possamos incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. A gente sabe a importância do aleitamento materno até o 6º mês de vida da criança, por isso estamos proporcionando aos nossos profissionais essa capacitação”. Aline ainda destaca que esses treinamentos vem sendo frequentes durante a sua administração.” Durante esses dois anos e meio de mandado, a gente vem fortalecendo todos os setores da saúde, temos trabalhado muito a questão da capacitação dos nossos profissionais, porque quanto mais treinados, melhor será a qualidade de prestação de serviços desses profissionais!” afirma.

Aline Bezus orienta os usuários que em casos de emergências, procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), caso não seja para um atendimento de urgência, podem procurar a unidade de saúde do bairro, no dia seguinte que o atendimento estará normalizado.

Confira o áudio na íntegra: