Foi divulgado ontem, 09, o primeiro caso suspeito de Ebola, e foi justamente no Paraná, em Cascavel. O Ministério da Saúde está em alerta e informou a ocorrência que trata-se de um homem com 47 anos, vindo de Guiné, um dos países africanos mais afetados pela doença. Ele chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, porém antes fez uma escala em Marrocos.

A primeira medida foi o isolamento total do paciente e encaminhado imediatamente ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chaga, que é referência nacional para os casos de ebola, no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde aponta ainda, outros casos suspeitos, entretanto, de qualquer forma, a situação precisa ser confirmada, para ser o primeiro caso de um paciente no Brasil.

Cascavel

A assessoria de imprensa da prefeitura de Cascavel, disse que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde atendeu o paciente, no bairro Brasília, está isolada. As equipes do ministério e do governo estadual estiveram de madrugada na cidade. Quem teve contato com o paciente também está em quarentena.

Ebola

O Ministério afirmou que o ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou pelo contato com objetos contaminados. E o vírus passa de um para o outro, depois que surgem os sintomas.