O Departamento de Saúde de Marmeleiro realizou no último dia 26 de junho, no Centro de Capacitação de Professores, um dia inteiro de capacitação para os 25 ACSs-Agentes Comunitários de Saúde que trabalham no município.

A Diretora Marilene Romio iniciou a capacitação lembrando sobre “a importância dos ACSs estarem preparados com informações atualizadas e corretas de todo o funcionamento do departamento de saúde, também de terem a orientação sobre a produção que os agentes tem a responsabilidade em realizarem as visitas domiciliares e durante a semana devem informar ao programa E-SUS para atualização de famílias e dados do município”. Marilene reforçou ainda a importância do ACS no serviço de saúde pois, “são o canal que liga a população com a gestão para poder desenvolver ações de melhorias e cuidados, e  o comprometimento com o trabalho”.

Na pauta da capacitação vários assuntos, desde o  combate ao uso de drogas, os serviços  disponíveis para o tratamento,  prevenção e acidente de trabalho rural,  como alimentar o sistema Sig Saúde e como  orientar os usuários do serviço de saúde nas visitas domiciliar.

O combate ao uso de drogas foi abordado pelos estagiários do Curso de Psicologia da Unipar/Francisco Beltrão que orientaram sobre o combate ao uso e a prevenção.

A psicóloga do Nasf, Beloni Panizzon, reforçou ainda a campanha contra as drogas  e como os ACSs podem realizar a abordagem sobre o assunto.  Já a enfermeira Rejanesy Aparecida Nesi Artifon, enfermeira do CAPS I, falou sobre os fluxos de atendimento quando a pessoa precisa de tratamento e como encaminhar aos serviços do CAPS I,  ofertados pelo serviço de saúde.

Já a orientação  sobre a alimentação do sistema SIG Saúde e o cadastro dos pacientes foi feita pela Assistente Administrativa, Lidiani Picolotto da Silva, e o ACS Jeferson, que compartilharam seus conhecimentos quanto ao sistema.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador, por meio da inspetora sanitária  Daiana Cláudia De Lima Israel, e Vigilância Sanitária Taísa Ziegler Padilha, abordaram com os ACS’s a prevenção em acidentes de trabalho no meio rural.

A Coordenadora da Enfermagem da UBS do Centro, Indianara Cechinel, abordou sobre o tema que será trabalhado no mês de Julho “Campanha de Prevenção das Hepatites Virais” além de receberem o treinamento de como realizar o relatório mensal de atendimento.

Durante à tarde cada enfermeiro do Programa Estratégia de Saúde da Família reuniu os ACSs em suas UBSs para uma reunião  de equipes. Ainda durante a capacitação a equipe de ACSs recebeu a programação com as atividades que serão realizadas neste mês de julho.

“A capacitação com nossos ACSs é muito importante porque dessa maneira é possível aprimorar o conhecimento da área  que os agentes levem a informação correta até os pacientes durante  as visitas  domiciliares”, lembrou Indianara, coordenadora da Enfermagem.

Com informações da assessoria