Com intuito de melhorar o acesso da população rural aos serviços de saúde, a Administração Municipal de Chopinzinho transformou uma escola desativada na comunidade de Invernadinha, em Posto de Saúde. O investimento feito para recuperar o prédio foi de cerca de R$ 70 mil.

A nova estrutura foi inaugurada na manhã deste sábado (29) com a presença de moradores da comunidade e autoridades municipais. A escola utilizada para abrigar a nova estrutura de saúde foi construída em 1988, junto com o mini posto de saúde, que não dispunha de espaço adequado para o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Compartilhe no Facebook

Mini Posto foi construído em 1988 e já não oferecia condições adequadas aos profissionais e pacientes. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

O prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, destacou que no local, além de Invernadinha, moradores de outras comunidades serão atendidos. “Transformamos esse ambiente, num ambiente apropriado para atender a comunidade. Aqui na Invernadinha nós tínhamos um mini posto que foi inaugurado em 1988 e já estava precisando de investimentos e como essa escola estava desativada, nós optamos em investir recursos, transformando essa escola nesse posto de saúde, uma obra que vem trazer mais conforto para os que precisam do atendimento de saúde e também mais qualidade para os profissionais que aqui desenvolvem suas atividades”, frisou.

O atendimento das equipes da Secretaria de Saúde serão realizados as quartas-feiras. Um médico, acompanhado de um enfermeiro, estará à disposição da comunidade. Além disso, com a nova estrutura será disponibilizado atendimento odontológico. Esse serviço, segundo a Secretária Municipal de Saúde Vilmarize Buffon, será ofertado dentro de um período de 15 dias, tão logo os equipamentos sejam instalados no local. “Já fizemos o pedido da cadeira, nos próximos 15 dias estaremos instalando e o atendimento de odonto também será feito aqui nessa unidade também as comunidades de Bahia, Linha Tirivas, Linha Dalmazo, Linha Dalegrave e Barra Grande”, destacou.

Somente na comunidade de Invernadinha, onde está a unidade, são mais de 30 famílias que poderão ter acesso facilitado a saúde. A informação é do morador Geraldo Forlin, que exerce a função de Ministro da Eucaristia. Segundo ele, a reivindicação para melhorar a estrutura já havia sido feita pela comunidade há vários anos, mas a administração da época não atendeu. “Eu tinha solicitado ao então vereador Alceu Ferreira que solicitasse a reforma da escola para essa finalidade, ele levou o assunto para a Câmara, mas a administração naquela ocasião não fez o investimento”, disse. Geraldo afirma que ficou muito feliz quando soube que a gestão atual iria fazer o investimento necessário para recuperar a estrutura da escola, a fim de transforma-la em Posto de Saúde. “Um bate aqui, outro bate ali e agora conseguimos estar com uma obra dessa qualidade, e só quem conhecia o mini posto e vê isso aqui é que sabe dá valor realmente”, frisou.

Abrail Patel, presidente do Conselho Pastoral de Invernadinha, também comemorou a conquista. De acordo com ele, a reforma ficou de qualidade e, sem dúvida, deve melhorar o atendimento às famílias locais e das comunidades vizinhas, que inclusive não terão mais que deslocar até o Distrito do Bugre para o atendimento odontológico.

  • Compartilhe no Facebook

Vereadores e secretários municipais prestigiaram a inauguração da nova unidade de saúde. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM