Para muitos o ano começa somente após o carnaval. Então chegou a hora de colocar em prática tudo o que foi pensado, planejado durante o réveillon. Dentre as metas estabelecidas, a mais comum é o emagrecimento. Muitos estão na rotina de uma nova alimentação, exercícios e bons hábitos. Outros começaram, mas essa meta se encontra na quinta ou décima opção no dia a dia.

Além de ter uma vida saudável, a mudança alimentar proporciona emagrecimento e muita energia. Por isso cresceu nos últimos anos a contratação de profissionais para fazer o acompanhamento, sendo nutricionistas, personal training ou psicólogos. Os mais vários serviços prestados, tudo com o objetivo de proporcionar resultados satisfatórios, em curto prazo e sem a necessidade de medicamentos.

Nutricionista Maielenn / Foto: Arquivo pessoal
  • Compartilhe no Facebook

Nutricionista Maielenn / Foto: Arquivo pessoal

Segundo a Nutricionista Maielenn dos Anjos Evangelista, “hoje em dia as pessoas estão em busca de acompanhamento, isso é ótimo. Cresceu muito nos últimos anos devido muitas pessoas já terem tentado algo por conta, ter resultado, mas ao mesmo tempo não terem mantido os resultados. O emagrecimento para se tornar saudável ele precisa ser permanente”.

E na busca de resultado permanente, aliar o profissionalismo com uma nova vida se tornou o caminho. “Quando fala de mudança no estilo alimentar, a gente trabalha muito com a cultura, os hábitos alimentares que as pessoas trazem de um período da vida. Para conseguir deixar que o emagrecimento se torne permanente, a pessoa precisa encarar isso como uma reeducação e como um processo que terá que matem isso para o restante da vida”. Destaca a nutricionista.

Em meio a toda essa expectativa de um corpo diferente, nova vida, sempre tem aqueles que buscam no jeitinho brasileiro desculpas para justificar a falta de exercícios físicos, ou a boa alimentação. “A justificativa vem junto com o paciente que está buscando o emagrecimento. O primeiro passo é saber que, se ele está acima do peso hoje, a responsabilidade é toda dele, não é da esposa, filhos, ambiente. As pessoas têm que analisar que elas se justificam muito, isso é natural porque tem que se apegar a algo. Por isso acredito que o acompanhamento psicológico na fase do emagrecimento é fundamental”.

O acompanhamento profissional, além de gerar bons resultados, tem outro ponto positivo, não tomar remédios para alcançar a meta estabelecida. Claro que cada caso deve ser analisado, já que os programas podem funcionar para algumas pessoas e não para outras. Por isso ter o acompanhamento médico também é ideal nesse processo.

Maielenn colocou em prática o programa de emagrecimento de 12 semanas. Uma equipe de nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta desenvolvem trabalhos com grupos de pessoas. “Dentro desse programa aqui na VitAtiva, a psicóloga e eu moldamos em cima do tempo necessário para que a pessoa tenha uma mudança de comportamento, observar a mudança psicológica e fisiológica positiva para tudo isso. Ele tem a durabilidade de 12 semanas, onde todo o acompanhamento é realizado em grupos. Nos últimos anos tivemos resultados positivos”.

Se você deseja colocar em prática todas suas metas, na busca de emagrecimento, vida saudável, o acompanhamento de profissionais se torna uma grande ajuda. Por isso, antes de escolher ou contratar alguém, pesquise, analise os trabalhos já realizados.