Coronel Domingos Soares implementará diversas medidas de prevenção ao vírus da Febre Amarela. As  ações foram discutidas nesta sexta-feira(23) durante reunião entre agentes de saúde local e técnicos da  7ª Regional da Secretaria Estadual de  Saúde do Paraná.Conforme a médica veterinária do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Paula Linder e o biólogo Miguel, Rotelok Neto, Cel Domingos Soares, está em alerta sendo o único nesta região com possibilidade de circulação do vírus.

  • Compartilhe no Facebook

A Diretora do Departamento de Saúde, Sandra Maria da Rosa relatou que o município não possui nenhum caso e nem suspeita da doença. Antecipou que uma série de ações ainda será desenvolvida com o objetivo de ampliar as medidas preventivas.

A coordenadora da epidemiologia e imunização, Lauana Gottems Del Sent, informou que a vacina está disponível na unidade central de saúde de segunda a sexta feira das 08h00 as 11h30 e das 13h00 as 17h30.Devem se vacinar quem tem entre nove meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose da vacina contra a Febre Amarela. Outra orientação a identificação de macacos mortos precisa ser informada a  Equipe do Centro de Saúde

A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais ou localidades que já tem casos confirmados da doença. A forma urbana da doença é quando ocorre transmissão pelo Aedes aegypti.