Por Lucas Moraes – Neste dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. O principal objetivo é travar uma discussão com a comunidade para conscientizar o combate contra o uso de drogas ilícitas, principalmente entre os adolescentes e jovens.

A Organização das Nações Unidas (ONU), estimou que cerca de 5% da população mundial é usuária de droga ilícita, o que acarretaria em 243 milhões de pessoas.

Além do trabalho com pessoas que sofrem transtornos mentais, transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmas, Sul do Paraná, também auxilia usuários de álcool e droga.

Segundo a psicóloga Daiane Berlatto, o CAPS chega a realizar até 5 atendimentos de dependentes químicos e alcoólicos por semana, número considerado elevado. Após avaliação da instituição, o paciente é deslocado para grupos de tratamentos terapêutico, atendimento médico ou psicoterapêutico individual.

Conforme ela, dependendo a demanda das professoras e pedagogas, o CAPS também realiza palestras de conscientização nos colégios. Pessoas que identificarem necessidades de tratamento ou observarem que familiares ou amigos necessitando de apoio, podem entrar em contato com a instituição pelo fone (46) 3262-2629.