A campanha nacional de Vacinação Contra a Gripe, começou na última segunda-feira (17). Todas as unidades de saúde estão mobilizadas até 26 de maio, quando encerra a campanha. Com novidades, este ano os professores da rede privada e pública de ensino terão acesso a vacina. Na maior cidade do sudoeste, Francisco Beltrão, a meta é vacinar 21 mil pessoas.

“À procura está sendo boa, todos os postos tem a vacina. Todas as pessoas que tem direito podem procurar a unidade de saúde”. Afirma a responsável pelo setor de vacinas, Vanderléia Cagol.

O “Dia D” acontece 13 de maio, a partir das 08 horas. No interior haverá vacinação nas unidades de saúde do KM 20, Assentamento Missões e Nova Concórdia, no horário das 08h às 14 horas.

Tem direito a vacina crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Para as crianças até cinco anos que nunca foram vacinados, são duas doses, com intervalo de trinta dias. Para quem já fez uma vacina é uma única dose”.
Destaca Vanderléia. É importante levar a carteirinha de vacinação, as pessoas com doenças crônicas e professores a documentação exigida para ter acesso ao medicamento.