Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de janeiro de 2021
Rádios

Saúde pública e Unipar inauguram laboratório de medicamentos fitoterápicos

Saúde

por Angela Maria

0c600ea3-7b8d-4a92-8b76-ce9062789de2
Publicidade

O projeto que prevê o uso de medicamentos fitoterápicos na rede pública de saúde de Francisco Beltrão teve mais um importante avanço nesta terça-feira (21). O prefeito Cleber Fontana e a direção da Unipar (Universidade Paranaense) inauguraram o laboratório para a manipulação dos fitoterápicos que serão disponibilizados para a população beltronense nas farmácias satélites. O laboratório fica em espaço físico da universidade.

A iniciativa está sendo colocada em prática por meio de parceria da administração municipal, através das secretarias de Saúde e da Agricultura, e o curso de Farmácia da Unipar. Também conta com a contrapartida financeira do Governo Federal, cujos recursos de quase R$ 1 milhão foram viabilizados pelo deputado federal Osmar Serraglio, durante o seu último mandato.

“A partir de agora vamos garantir para a nossa população a opção de medicamentos fitoterápicos e chás, com a inserção de plantas medicinais na atenção básica em saúde. É mais um avanço que conseguimos na área de saúde”, comenta o prefeito Cleber. Também agradeceu a parceria com a Unipar e o apoio decisivo do deputado Serraglio para a viabilização do projeto.

A secretaria municipal de Agricultura vai capacitar os agricultores orgânicos que produzirão as mais diversas espécies , como melissa, calêndula, passiflora, chapéu de couro, capim limão, carqueja, cavalinha e capuchinha. Cabe a secretaria de Saúde orientar os profissionais das unidades de saúde e sensibilizar os médicos para incluírem os fitoterápicos nos receituários.

Publicidade
Publicidade

De acordo com a enfermeira Mariane Pavani Gumy, coordenadora do laboratório, os fitoterápicos têm eficácia comprovada para o tratamento de uma série de doenças e carências nutricionais. Também informa que o acesso aos medicamentos será inteiramente gratuito através da rede pública de saúde. Além das farmácias satélites, a Farmácia da Partilha, que funciona na Unipar, vai disponibilizar os fototerápicos.

Acompanharam o prefeito Cleber no ato inaugural as vereadoras Elenir Maciel e Lourdes Pazzini, o vereador Rodrigo Inhoatto, o professor Emerson Botelho, coordenador de mestrado de plantas medicinais da Unipar, professor Claudemir de Souza, diretor do campus local da universidade, Alessandro Perondi, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Secretários Manoel Brezolin, da Saúde, Claudimar de Carli, da Agricultura e Alaércio Corazza, Gabinete, Patrícia Velasquez, coordenadora do curso de Farmácia da Unipar, Eneida Nóbrega de Souza, coordenadora da Assistência Farmacêutica da prefeitura e o empresário Odair Serraglio, que representou o ex-deputado Osmar Serraglio.

Assessoria

Publicidade