Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de julho de 2026
Rádios
Publicidade

Saúde de Palmas atendeu mais de 170 casos de mordidas de cachorros neste ano

Há expectativa de que o município inicie um novo programa de castração de cães e gatos.

Saúde

por Guilherme Zimermann

dog-5287546_1280
Foto: Simon Gatdula/Pixabay
Publicidade

Mais de 170 casos de mordeduras de cães foram atendidos pelo sistema público de saúde de Palmas, Sul do Paraná, entre janeiro e setembro deste ano. Há expectativa de que o município inicie um novo programa de castração de cães e gatos.

Os números de atendimentos foram obtidos pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club junto à Vigilância Epidemiológica do município. Entre janeiro e setembro, foram realizados 192 atendimentos antirrábicos-humanos – 172 relacionados a mordeduras de cães, 15 de gatos e cinco de outras espécies.

Dos casos de mordidas de cães, abril foi o mês com maior número de registros – 30 ocorrências. Entre as regiões da cidade, no bairro Lagoão foram registrados 25 casos e no Centro, 21.

Entre as medidas adotadas pelo setor de vigilância, em 145 casos de mordidas de cães ou gatos, foi realizada a observação do animal e em 43 foi necessária a aplicação da vacina antirrábica.

O setor de saúde orienta que em situações de acidentes com animais, nas quais a pessoa possa ter sido exposta ao vírus da raiva, é recomendado limpar bem o ferimento com água corrente e sabão. Em seguida, procurar uma Unidade Básica de Saúde. O profissional de saúde avaliará a necessidade do protocolo de profilaxia.

Nos casos em que não for possível acompanhar o animal de perto, o médico pode indicar o tratamento pós-exposição, que inclui duas doses da vacina antirrábica e a administração do soro. É importante seguir as recomendações do médico, que podem incluir a troca de curativos, uso de antibióticos e a verificação de sinais de infecção.

A vacina antirrábica humana está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para a prevenção da raiva em todas as pessoas que tiveram um acidente com um animal possivelmente contaminado.

Alguns sintomas podem sinalizar a raiva no animal como mudança repentina de comportamento, dificuldade para ingerir ou recusa de água, engasgos, salivação excessiva, paralisia de cabeça, pescoço ou qualquer membro, arrastar as pernas, esconder-se, inquietação ou quietude anormais.

Recentemente, a prefeitura de Palmas lançou um chamamento público para clínicas veterinárias se habilitarem para a castração de cães e gatos. Três estabelecimentos realizaram o credenciamento.

Clínicas veterinárias se habilitam para castrações de cães e gatos em Palmas

De acordo com chamamento público, serão 980 castrações de cães fêmeas, 420 de cães machos, 420 de gatos fêmeas e 180 de gatos machos. Os procedimentos envolverão serviços de avaliação clínica, orientação de cuidados pré-cirúrgicos, castração cirúrgica e implantação de microchip.

No mês de agosto, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente abriu uma lista de espera para os tutores de cães e gatos que tenham interesse em realizar a castração dos animais. O formulário pode ser acessado neste link. A prefeitura não divulgou nenhuma data para o inicio do procedimentos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade