Saúde alerta para aumento de casos de viroses respiratórias e gastrointestinais em Bituruna
A população deve reforçar os cuidados de higiene e prevenção. Entre as medidas estão a higienização das mãos e alimentos
Saúde
A Fundação Municipal de Saúde de Bituruna emitiu nesta quarta-feira (22), um alerta sobre o aumento de casos de viroses respiratórias e gastrointestinais registrados nas últimas semanas no município. As doenças são transmitidas principalmente pelo contato direto entre pessoas e pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
De acordo com a pasta, a população deve reforçar os cuidados de higiene e prevenção, principalmente neste período de maior variação de temperatura e aumento da circulação de vírus.
Entre as principais orientações estão: Beber somente água tratada, filtrada ou fervida; Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro; Lavar bem frutas e verduras; Evitar o consumo de alimentos malcozidos; Proteger alimentos contra moscas e baratas; Evitar banhos em rios, açudes ou piscinas sem tratamento adequado; Não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres e copos.
A Secretaria orienta ainda que, em caso de febre, vômitos, diarreia, dor abdominal, tosse ou coriza, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação e atendimento adequado.