Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de abril de 2024
Rádios

Sanepar discute investimentos em saneamento com comunidades quilombolas de Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

IMG_20220510_194155236
Publicidade

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) promoveu nesta terça-feira (10), no auditório da Associação Comercial (Acipa), uma reunião com as comunidades quilombolas de Palmas para tratar sobre a construção da nova estação de tratamento de esgoto e do novo sistema de captação de água, que terão parte de suas estruturas instaladas dentro dos territórios quilombolas.

Conforme o diretor de meio ambiente e ação social da Sanepar, Júlio Gonchorosky, em entrevista à Rádio Club FM, a reunião e os estudos que estão sendo realizados pela companhia, têm o objetivo de abrir o debate com as comunidades sobre os benefícios que as novas estruturas trarão, além da possibilidade de contrapartidas a serem oferecidas pela empresa aos moradores dos territórios. Ouça no player abaixo:

No inicio deste mês, a Sanepar oficializou o investimento para a construção da nova estação de tratamento de esgoto, que vai substituir a estrutura existente e terá capacidade de tratar 100 litros de resíduos por segundo. O projeto prevê também a execução de 4,2 quilômetros de interceptores e emissores.

Publicidade
Publicidade

De acordo com a Sanepar, a nova estação será construída a cerca de 3,5 quilômetros à frente de onde funciona atualmente o sistema de tratamento.

A previsão é iniciar as obras no fim do ano. A partir da assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução previsto para a obra é de 360 dias, com início de operação ao término das obras civis e elétricas.

Outro projeto refere-se à um novo sistema de captação de água. Atualmente, o sistema de captação e tratamento funciona no rio Caldeiras. A companhia projeta uma alteração, levando a captação para o Rio Bandeira, na região próximo ao Abarracamento. A estimativa da Sanepar é que o novo sistema tenha capacidade de captar 150 litros de água por segundo. A previsão é que as obras tenham inicio em 2024.

Publicidade