Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Rússia X Ucrânia: agrônomo avalia alta nos insumos agrícolas como oportunidade de repensar a dependência brasileira por importações

Para Gervásio Kramer, Brasil caminha para a autossuficiência na produção de fertilizantes e insumos agrícolas

AgriculturaEconomia

por Marcelo Marcos

insumo-600×379
Fertilizante: desafio do Brasil é eliminar a dependência da importação do insumo. Foto: Wenderson Araujo/ SNA
Publicidade

Entre as várias consequências econômicas da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o impacto sobre os fertilizantes é um dos que mais preocupa o mercado brasileiro, fortemente dependente dos insumos agrícolas trazidos desses países. Isso porque o conflito, que trouxe risco de desabastecimento no mercado nacional, veio a agravar a crise que já era vista no setor nos últimos anos, diante do aumento na produção de alimentos que provocou uma escalada nos preços. Essa dependência de importação de insumos tem levado o governo brasileiro e o agronegócio a movimentarem por ações concretas que tragam independência e menos impactos ao produtor brasileiro.

De acordo com Gervásio Kramer, engenheiro agrônomo e empresário do ramo de insumos e produtos agrícolas aqui em Francisco Beltrão, esse momento da agricultura possibilita lições e a oportunidade de se fixar ainda mais como seleiro do mundo acelerando o plano nacional de fertilizantes lançado neste ano pelo governo federal para abandoar a dependência de importação de insumos agrícolas.

Confira mais detalhes no player:

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade