Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de abril de 2024
Rádios

Romeiros diocesanos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima

GeralReligião

por Guilherme Zimermann

60064501_1325275987610094_1727626190811824128_n
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Romeiros diocesanos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima — Fotos: Santuário Diocesano
Fotos: Santuário Diocesano

Nesta segunda-feira (13), romeiros de todas as paróquias da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, se dirigem ao Santuário Diocesano, em Palmas, Sul do Paraná, em celebração à Nossa Senhora de Fátima. A Santa Missa será celebrada pelo bispo diocesano, Dom Edgar Ertl, às 15h.

A relação da Diocese com a Virgem de Fátima teve inicio em 1950. Na época, a ainda Prelazia de Palmas, abrangia parte dos municípios de União da Vitória e Pinhão e todo o Sudoeste do Paraná passando por todo o Extremo Oeste de Santa Catarina até Chapecó. Naquele ano, o então então bispo-prelado, Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Mello, visitou Portugal, onde teve a ideia de trazer para Palmas uma imagem da Virgem, esculpida sobre o modelo da qual até hoje encontra-se na Capela das Aparições, na Cova da Iria. De lá, a imagem foi enviada para Palmas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Romeiros diocesanos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima

O trabalho de confecção da obra coube à José Theddin, o mesmo que esculpiu a imagem da Capela das Aparições e também a da Peregrina Mundial, que visitou Palmas em 1955. Alguns meses depois, a imagem da Virgem de Fátima chegava à Prelazia.

Por cerca de três anos, a imagem permaneceu na residência de Dom Carlos, até que em 1953, por ocasião da visita da Virgem Peregrina Mundial, foi proposta a construção do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que imitaria a Cova da Iria, como uma “Casa de Marfim”, envolto por um “Palácio de Cristal”.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Romeiros diocesanos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima

Com apoio do clero e de todas as comunidades da Prelazia, a obra teve inicio poucas semanas antes da chegada da imagem, sendo levantados os alicerces e as paredes da entrada do Santuário.

A imagem Peregrina chegou em Palmas no dia 30 de julho de 1953, sendo recebida por milhares de fiéis de toda a Prelazia, que acompanharam as celebrações durante os seis dias de estadia da Peregrina Mundial em Palmas.

As obras de conclusão do Santuário seguiram no decorrer dos dois anos seguintes. Com apoio maciço da comunidade de Palmas e de todo o território da Prelazia. As paróquias do lado catarinense realizaram a “campanha do vidro”, para o revestimento do “Palácio de Cristal”, trazendo a inscrição de cada comunidade no interior do Santuário.

Em 13 de maio de 1955, em comemoração ao centenário de criação da Paróquia de Palmas, a Imagem encomendada por Dom Carlos foi transportada para a sua Casa. A inauguração oficial ocorreu em 08 de dezembro de 1955, cerimônia presidida por Dom Carlos, que realizou a sagração pontificial ao Santuário.

Publicidade