Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de abril de 2024
Rádios

Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu

Religião

por Luiz Carlos

1
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu — Na celebração, os profissionais de saúde receberam a bênção de Dom Edgar.
Na celebração, os profissionais de saúde receberam a bênção de Dom Edgar.

No dia 22 de novembro, aconteceu a 30ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cruzeiro do Iguaçu. O tríduo teve início no dia 19/11 – presidido pelo Pe. Antonio Pontes Oliveira, com o tema “Catequese Mariana”; dia 20 – com o Pe. Claiton Boschi – tema “Maria, Mãe do Redentor” e dia 21, com Pe. Elizandro Spillere e seminaristas propedeutas, com a temática “Maria, Mãe dos Vocacionados”.

No domingo, 22, às 7h, houve Missa de acolhida aos romeiros, no Santuário, com os padres Vagner Raitz e Claiton Boschi; às 10h, a Missa solene presidida pelo bispo Dom Edgar Ertl, concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Claiton Boschi e Pe. Pedro Moreschi. Às 14h, foi celebrada a missa de envio dos romeiros e bênção da saúde.

Diz Pe. Claiton Boschi que “neste momento importante de espiritualidade na Romaria, as atividades religiosas tiveram todos os cuidados necessários devido à pandemia”.

Ismael Minatto, de Salto do Lontra, veio a pé até o Santuário, percorrendo a distância de 60 km, como forma de gratidão à Nossa Senhora por um graça alcançada.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Saúde, em Cruzeiro do Iguaçu — A cadeirante Heloísa Vieira Dorigoni e família também marcaram presença na Romaria.
A cadeirante Heloísa Vieira Dorigoni e família também marcaram presença na Romaria.

A família da cadeirante, Heloísa Vieira Dorigoni, e um grupo de amigos, foram a pé de Dois Vizinhos até o Santuário. Saíram às 4h, chegando por volta das 7:30h. De Cascavel, duas atletas (Franciele Moura e Dianis Cavalari), corredoras de rua, vieram para acompanhar e ajudar Heloisa, como sinal de agradecimento.  As atletas ficaram sabendo do problema da Heloisa pelas redes sociais e se comoveram, promovendo uma maratona para angariar fundos para a compra de uma cadeira de rodas, e conseguiram. “”Viemos acompanhar Heloisa e sua família nesta caminhada ao Santuário, como sinal de agradecimento”- afirma Franciele Moura.  Um grupo de ciclistas fizeram questão de fazer um registro com a família de Heloísa, que é cadeirante desde bebê, tem uma deficiência na coluna.

Para Marcos Witeck (Pascom Paroquial), a Romaria, devido ao momento pandêmico, foi diferenciada das edições anteriores. Mesmo assim, os romeiros fizeram-se presentes ao Santuário. Não tivemos a tradicional procissão da Igreja matriz ao Santuário e nem a via-sacra ao pé do Monte Calvário”.

Na celebração, os profissionais de saúde receberam a bênção de Dom Edgar.

 

Publicidade
Publicidade

Luiz Carlos Bittencourt – assessor de comunicação-pascom diocesana

Fotos: Marcos Witeck (Pascom paroquial)

Publicidade