Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Rio Bonito do Iguaçu: Vigilância Sanitária e Epidemiologia se reúne com profissionais sobre estratégias contra a Tuberculose Bovina e Brucelose

Agricultura

por Evandro Artuzzi

WhatsApp Image 2020-02-04 at 15.56.11
Publicidade

Durante essa semana, a Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, por meio das representantes dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, se reuniu na Unidade Central com veterinários das agropecuárias do município e com responsáveis pela Agricultura, Emater e Adapar. O objetivo foi traçar as estratégias para o ano sobre a prevenção à Tuberculose e Brucelose, onde animais de risco podem contaminar o ser humano.

Foram discutidas sobre diversas ações midiáticas e práticas visando conscientizar os criadores de bovinos a vacinarem os seus rebanhos nos próximos meses. A secretária de Saúde Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) participou da reunião, acompanhada da enfermeira Elisabete Silvestre e a veterinária do município, Fabíola Facco.

Orientações sobre as duas doenças

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor da Vigilância Sanitária, preocupada com os casos de tuberculose bovina e brucelose orientam os agricultores do município que antes de adquirir um animal seja solicitado os exames necessários, evitem comprar animal de procedência desconhecida, porque todo animal doente terão que ser sacrificados, isso causa prejuízo ao comprador, porque não tem ressarcimento dos valores gastos com a comprar.

Publicidade
Publicidade

Tuberculose bovina:  é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas.

Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.

No homem, a maioria dos casos resulta da ingestão ou manipulação de leite contaminado. Os trabalhadores rurais podem se infectar inalando perdigotos (aerossóis) de bovinos infectados, desenvolvendo a tuberculose pulmonar. Os sintomas mais comuns de tuberculose no homem é tosse persistente a mais de 30 dias, febre à noite, sudorese intensa, emagrecimento.

Brucelose: A transmissão da brucelose ao homem ocorre pelo contato do agente com mucosas ou soluções de continuidade da pele. A ingestão de leite cru ou de produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico adequado, bem como o consumo de carne crua com restos de tecido linfático provenientes de animais infectados são os maiores riscos a saúde pública.

Publicidade
Publicidade

Os sintomas causados pela brucelose no homem: febre, calafrio, mal estar, sudorese, emagrecimento, dores: de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas. Caso tenha entrada em contato com um animal doente ou se tiver alguns dos sintomas acima procure a unidade de saúde para orientação de um profissional de enfermagem ou médico.

Publicidade