O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é um Ministério da Renovação Carismática Católica (RCC) que tem a missão deEvangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Conciliando a “fé” e a “razão”, o MUR tem também a missão de transformar a sociedade e o mundo profissional e assim construir, como nos pedia São João Paulo II, a “Civilização do Amor”.

Surgiu como uma resposta da RCC ao desejo da Igreja em propor uma ação evangelizadora dentro das instituições de ensino superior, claramente expresso pelo apelo do Papa João Paulo II na Exortação Apostólica Christisfideles Laici: “A Igreja pede aos fiéis leigos para, guiados pela coragem e criatividade intelectual, estarem presentes nos lugares privilegiados da cultura, como sejam o mundo da escola e universidade, nos centros de pesquisa científica e técnica, nos lugares de criação artística e da reflexão humanista”.

O MUR é formado por pré-universitários, estudantes, professores e servidores universitários, bem como profissionais formados que respondem aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica, principalmente os apresentados na Carta Encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão), para a Evangelização nas Universidades, tendo como base uma forte experiência de Batismo no Espírito Santo.

Atuamos dentro das universidades por meio do Grupo de Oração, que é um encontro de oração, com verdadeira acolhida, louvor, anúncio da Palavra, derramamento dos dons carismáticos, vivência do perdão, de curas, enfim, um local para que sejam experimentados o amor filial para com o PAI, a misericórdia e a Salvação de Jesus e o consolo do Espírito Santo. É uma reunião de cristãos que têm por objetivo louvar e bendizer a Deus, levando os participantes a uma experiência pessoal com o Deus vivo. A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontece de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas por Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e de curas, com duração do intervalo.

Temos o sonho de renovar o mundo, começando pela renovação do coração até chegar à renovação das estruturas da injustiça, corrupção, poder, miséria e de tanta desigualdade social. Tudo isso porque acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna só será possível quando homens novos, à luz do evangelho assumirem seus postos na sociedade. E esses homens em sua maioria passam pela Universidade.

Somos fruto da experiência da efusão do Espírito Santo em nossa vida e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC, oriunda da universidade de Duquesne/USA.

 

Onde Estamos?

Estamos em um local onde é transmitido o saber, um local formador de profissionais para sociedade, onde inúmeras teses são defendidas (muitas delas em detrimento da vida e da moral). Das universidades saem as grandes lideranças, constituem, portanto, um lugar onde o anúncio da Palavra de Deus se torna imprescindível.

Atualmente, na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, somos em 10 Grupos de Oração Universitários (GOU) e 1 Grupo de Oração Estudantil (GOE).

Nosso trabalho tem o intuito de gerar, para a Igreja e para o mundo profissionais renovados que, com um espírito novo, vão atuar em suas profissões sob a luz do Evangelho e com a força do Espírito Santo, contribuindo assim para a construção da Civilização do Amor.

 

Juliana Lazarotto Hartman – Coordenadora Diocesana do MUR.