Visando a preparação para a Ordenação Episcopal e posse de Dom Edgar Xavier Ertl, quarto bispo diocesano, que acontecerá no dia 23 de julho, às 17h, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão e apresentação na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas, no dia seguinte, às 19h, as Paróquias realizarão celebrações do tríduo.

 

1º Dia do Tríduo

  • Compartilhe no Facebook

A primeira celebração do tríduo será dia 3 de julho. A reflexão será sobre a vocação e missão de Pedro e Paulo e com eles a vocação e missão de todo cristão discípulo – missionário chamado a testemunhar sua fé e anunciar o evangelho com renovado ardor e entusiasmo.

2º Dia do Tríduo

A segunda celebração do Tríduo será dia 10 de julho. “Em Cristo sou vosso servo” (Lema episcopal escolhido por Mons. Edgar Xavier), reflete a dimensão do serviço, da doação “Em Cristo sou vosso servo”. O evangelho desse dia apresenta o próximo como caminho que nos leva à vida eterna. A parábola do bom samaritano dá sentido à vida humana: fazer-se próximo do outro porque, de fato, Deus se aproximou e continua a inclinar-se em Cristo sobre as feridas humanas. O amor a Deus passa sempre pelo amor ao outro, de quem devemos nos fazer próximos.

3º Dia do Tríduo

No dia 17 de julho, o terceiro dia do Tríduo, a liturgia apresenta Marta e Maria que acolhem Jesus em sua casa. Enquanto Marta, atarefada, providencia os preparativos para uma boa acolhida ao Mestre, Maria, aos pés de Jesus, deixa-se ensinar por suas palavras de vida eterna.

Monsenhor Edgar Xavier escolheu um lema episcopal que reflete a dimensão do serviço, do missionário incansável que vai em busca dos necessitados, que se coloca à serviço dos seus irmãos e irmãs para levá-los ao encontro com o Mestre Jesus.