Começou nesta terça-feira, 10 de setembro, promovida pelo Instituto Sapientia de Filosofia, a 15ª Semana de Filosofia que se estende até sexta-feira, 13. O tema deste ano “Justiça e Direito no Estado Democrático”. As conferências acontecem das 19:30h às 23h no auditório no Instituto em Francisco Beltrão.

A proposta da 15ª Semana de Filosofia propõe um reflexão sobre esta temática. A justiça permite a construção, onde se garante os direitos de cada cidadão. Somente a partir de um sociedade justa que temas como direitos, políticas públicas, liberdade, democracia, igualdade, desenvolvimento, entre outros, podem ser discutidos. Em nossos dias tais temas se tornam pertinentes de reflexão, pois é o que permite construir uma sociedade que possa agir equitativamente.

Para frequência superior a 75% nas Conferências, será fornecido certificado de 32 horas, pela UNISEP. Nos demais casos, será fornecido declaração de participação pelo Instituto.

Em entrevista a Rádio Onda Sul FM, na tarde desta quarta-feira (11), o Padre Valdecir Bressani, um dos coordenando da Semana de Filosofia, juntamente com o Dr. Elson Faxina (UFPR), que irá palestrar no evento, falaram sobre a programação para esse importante evento.

Confira o áudio da entrevista na íntegra:

Segue a programação e as temáticas:

10 de setembro – terça-feira: 19h20 – Abertura, 19h30 – Palestra “A Crise Democrática e a Pedra dos Direitos” com o Professor Dr. Carlos Antônio Bonamigo (Unioeste – Francisco Beltrão);
11 de setembro – quarta-feira: 08h00 – Documentário com o Dr. Elson Faxina (UFPR), 19H30 – Palestra “Os MCS e as Políticas Públicas” com o Dr. Elson Faxina (UFPR);
12 de setembro – quinta-feira: 08h00 – Amartya Sen: Liberdade, Democracia e Desenvolvimento, Professor Dr. Neuro José Zambam (IMED – Passo Fundo/RS), 19h30 – Palestra “Democracia, Políticas Públicas e Superação das Desigualdades” com o Professor Dr. Neuro José Zambam (IMD – Passo Fundo/RS);
13 de setembro – sexta-feira: 08h00 – Apresentação de Artigos, 19h30 – Palestra “Justiça, Direitos e Distribuição: O Liberalismo Igualitário e seus Críticos” com o Professor Dr. Bruno Aislã Gonçalves dos Santos (Unicentro – Guarapuava/PR).