catedral Palmas
  • Compartilhe no Facebook

Na sede da Diocese está a Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas/PRF

Conforme a Santa Sé a sede administrativa e histórica é Palmas e a sub-sede, que centraliza a ação pastoral, Francisco Beltrão.

A nomeação de um novo bispo para a Igreja Católica no Sudoeste do Paraná não implicará em mudança de local da sede da Diocese, que continuará sendo Palmas, sul do Paraná, como ocorre desde 1933 quando da instituição da Prelazia e posterior elevação em 1958.

O esclarecimento foi feito pelo pároco da Paróquia da Catedral do Senhor Bom Jesus, Padre Evandro de Mello, como forma de orientar sobre as eventuais mudanças que poderiam ocorrer após a ordenação e posse de Monsenhor Edgar Xavier Erlt, como novo bispo Diocesano.

Considerou que esta Diocese tem uma característica diferente das demais. A sede administrativa e histórica, definida pela Santa Sé, é Palmas e a sub-sede, que centraliza a ação pastoral, Francisco Beltrão. Explicou que quando surgiu a Diocese, Palmas era geograficamente central para as regiões que conhecemos hoje como Sul e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, que na década de 30 pertenciam a então Prelazia.

concatedral
  • Compartilhe no Facebook

Monsenhor Edgar, será ordenado na Concatedral Nossa Senhora da Glória dia 23/07

Com o surgimento de inúmeros outros municípios e criação de novas paróquias e dioceses, Palmas ficou em local distante que dificulta a mobilidade para a realização dos trabalhos pastorais pelo Bispo, por isso, a centralização destes trabalhos em Francisco Beltrão. “Palmas não perde nada com isso, pois a sede é aqui”, disse ele.

Outro esclarecimento foi quanto a definição por Francisco Beltrão para a solenidade de sagração e posse do novo bispo Diocesano, que seguiu o critério da proximidade familiar daquele que será ordenado. “Monsenhor Edgar é nascido em Nova Prata do Iguaçu e tem seus familiares residindo na região de Francisco Beltrão e por este motivo escolheu ser ordenado mais próximo dos seus”, destacou.

13230996_1602707150040454_1036305274_n
  • Compartilhe no Facebook

Pe. Evandro esclareceu sobre possíveis mudanças com novo bispo.

Padre Evandro, que retornou recentemente da Espanha onde concluiu mais uma etapa da formação para Doutorado em Teologia Moral, informou ainda que está sendo discutido o local de estada semanal do Bispo em Palmas, que poderá ser a Casa Paroquial, além do espaço já reservado Seminário São João Maria Vianney, no Bairro Santuário, até então utilizado por Dom José Antonio Peruzzo, nomeado para o arcebispado de Curitiba. “Em conversa com o futuro bispo, este manifestou a intenção de estar mais próximo da Catedral para estabelecer maior contato com a população local”, revelou o pároco.

Avaliou que mesmo que na Diocese os trabalhos tenham andado normalmente no período de mais de um ano que esteve sem Bispo, a escolha e nomeação de Monsenhor Edgar foi providencial, pois, algumas decisões são prerrogativas do Bispo. Além disso, destacou a importância de ter sido indicado e nomeado alguém que conhece a região. “Foi uma surpresa extremamente salutar e, embora esteja há anos longe, conhece a nossa realidade da Diocese. É alguém capacitado que vem nos trazer a união e a oportunidade para desenvolvermos ainda mais as dimensões pastorais e presbiterais”, finalizou. Motivou a população para se preparar, através de orações, para os momentos importantes de ordenação e posse dia 23 de Julho em Francisco Beltrão e no dia seguinte na sede Diocesana, em Palmas.