• Compartilhe no Facebook
 No domingo, 30 de dezembro de 2018, às 10h, na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, em Marmeleiro, aconteceu a celebração de ordenação diaconal de Rudinei José Willers, natural de Planalto/PR e Ulisses de Oliveira Silva, natural de Vacaria/RS. O bispo ordenante foi Dom Edgar Xavier ertl, concelebrada por diversos presbíteros.

  • Compartilhe no Facebook
Destacou dom Edgar que são dois presentes à Igreja Diocesana para coroar as festividades dos 60 anos de criação da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (1958-2018).

A importância da ordenação. A Igreja entende que pela imposição das mãos, feita desde os Apóstolos, os Diáconos são ordenados para cumprirem eficazmente o seu ministério, por meio de graça sacramental. E, assim, a Igreja Católica tem a sagrada Ordem do Diaconado com grande apreço já desde os inícios da era apostólica (cf. At 6,1-7).

  • Compartilhe no Facebook
A Constituição Dogmática Lumen Gentium descreve o que os diáconos devem realizar na Igreja: “Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da Liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar a Eucaristia os fiéis, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de São Policarpo: ‘misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos’” (LG 29).
  • Compartilhe no Facebook