Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, aconteceu a última reunião do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, em 2016. Teve a presença do Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, padres diocesanos, religiosos e diáconos permanentes. Em pauta a avaliação do plano de ação pastoral, a bebida alcoólica nas festas, a escolha dos novos membros do Conselho de Presbíteros, assuntos da economia diocesana, transferências de padres nas paróquias, momento de convivência entre os padres, dentre outros assuntos.

Bebida alcoólica

Permanece o Decreto deixado por Dom José Antonio Peruzzo sobre a conscientização da não comercialização de bebidas alcoólicas nas festas das comunidades paroquiais, até 31 de dezembro de 2017, explica Dom Edgar Xavier Ertl: “A partir de 1 de janeiro de 2018, nossas festas, eventos religiosos acontecerão com a mesma alegria, porém sem o consumo de bebida alcoólica. O ano de 2017 será de conscientização, especialmente pensando nos danos causados pelo consumo de bebida alcoólica”.

Conselho de Presbíteros

Foi eleito o Conselho de Presbíteros, ficando assim composto: Pe. Geraldo Macagan, Pe. Marcelo Holdefer, Pe. Emerson Detoni, Pe. Aldemir

Francisco Belaver, Pe. Sandro Mezalira, Pe. Cesar Pôggere, Pe. Élio Sofientine Albano e Pe. Deucir José Poletti. Ainda mais três nomes serão nomeados por Dom Edgar.

Coordenador do Clero

Foi eleito para a função de Coordenador do Clero, o Pe. Marcelo Holdefer, Pároco da Paróquia Cristo Rei, em Pato Branco.

Transferências de Padres

Dom Edgar promoveu as transferências de Padres em algumas Paróquias. Justifica o Bispo que este é um processo natural na Igreja atendendo a necessidade de cada comunidade paroquial e  diocesana: “Essa mobilidade faz parte da essência da Igreja, onde todos somos transferidos para podermos servir a nossa Diocese. Sou grato pela disponibilidade dos padres em assumir um novo desafio”.

Ficou assim a nova composição dos padres:

Pe. Flávio Volpatto – Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão.

Pe. Elcio A. Cordeiro – Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Wianney – Palmas.

Pe. Jorge Schafaschek – Pároco da Reitoria Nossa Senhora de Fátima – Flor da Serra do Sul, que será elevada à Paróquia no dia 14 de maio/2017.

Pe. Douglas Fernandes – Vigário da Paróquia Santa Izabel – Santa Izabel do Oeste.

Pe. Genecir da Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Barracão.

Pe. Leandro Oldra Sustiço – Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – Vitorino.

Pe. Valdecir Bressani – permanece como Diretor do Instituto Sapientia da Filosofia e ainda assume como Vigário da Concatedral Nossa Senhora da Glória – Francisco Beltrão.

Pe. Marcos Tonial – Pároco da Paróquia de Bom Jesus – Bom Jesus do Sul.

Pe. Darci Dalmonte – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Nova Esperança do Sudoeste.

Pe. Itacir Franceschina –  Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Salto do Lontra.

Pe. Paulo Vanderlei Brisch – Pároco da Paróquia São João Batista – São João.

Pe. Victor Clemente Müller – Pároco da Paróquia Cristo Rei – Francisco Beltrão.

Pe. Evandro Arlindo de Mello – assume a função de Chanceler da Diocese e permanece na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas.

Pe. Sérgio Algeri – Ecônomo Diocesano.

Sonora com Dom Edgar Xavier Ertl: