A Semana Santa é o auge para aqueles que seguem uma vida cristã. Por isso, esse o momento onde a reflexão, a conversão e a interioridade ficam mais evidentes. O pároco, Dilonei Muller, da Concatedral Nossa Senhora da Glória, de Francisco Beltrão destaca que o tríduo pascal será realizado com celebrações e vigílias. “Cada paróquia tem a sua programação, aqui na concatedral nós teremos nesta quinta-feira a missa de lava-pés, às 19h30”, comentou. Este momento significa a solidificação da caminhada durante a quaresma e o cuidado que se deve ter com o próximo. “A missa antecipa a entrega total na doação eucarística, como a última ceia do senhor. É celebrado o amor e em prova disso, é feito a lavagem dos pés indistintamente entre amigos, conhecidos ou inimigos, sendo todos iguais e seguidores do Mestre”, declarou Dilonei.

Entretanto amanhã, na sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão, as igrejas ficam repletas de fiéis que choram a morte de Jesus na cruz. Contudo, os padres Dilonei e Douglas estarão atendendo a população, com confissões, na concatedral das 8h até às 11h30. A tarde, às 15h haverá celebração da paixão de cristo. Às 19h30 está marcada uma procissão do “Senhor Morto”, saindo em frente da matriz descendo a avenida Júlio Assis Cavalheiro, passando pelas ruas Ponta Grossa e Curitiba, retornado para a igreja da matriz, num total de aproximadamente oito quadras.

No sábado de aleluia, está programada a “Vigília Pascal” com bênção do fogo, que significa dissipar as trevas, e bênção das águas para purificar o ser, neste dia de recolhimento e reflexão sobre o poder da vida após a morte.

Finalmente no domingo, dia da páscoa, o tríduo é finalizado com celebrações comemorando Jesus ressuscitado. “Teremos missas às 7h, 9h30 e 19h na concatedral. Que possamos celebrar bem estes dias e que a certeza do Senhor que Vive e Reina, seja a maior das certezas de nossa vida cristã”, finalizou Dilonei.

Celebrações e vigílias – horários

Quinta-feira – 19h30 – Missa Lava-pés

Sexta-feira – Confissões  – 8h até 11h30

15h – Celebração da Paixão

19h30 – Procissão do Senhor Morto

Sábado – Vigília Pascal – 20h

Domingo – celebrações 7h, 9h30 e 19h