Realizou-se em Santa Izabel do Oeste, no dia 22 de abril, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, a conclusão das comemorações dos 40 anos de presença das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, no Brasil. O destaque foi o encontro com os familiares das irmãs, com aquelas que já fizeram parte desta família e a comunidade izabelense, primeira no Brasil a acolher a Congregação.

Presidiu a celebração o Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pe. Vagner Raitz (Reitor e Pároco).

Para Ir. Inês Passarello (Superiora Regional da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família),

celebrar os 40 anos foi um momento de gratidão a Deus. Diz que ao longo dos 40 anos foram muitos os desafios e as conquistas: “Mas Deus sempre caminhando e fazendo história conosco, porque Ele é o nosso grande protagonista nos conduzindo e mostrando o caminho”.

Celebrar os 40 anos de presença no Brasil das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, é um tempo significativo, destaca Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo Diocesano de Palmas-Francisco Beltrão): “E especialmente aqui em Santa Izabel do Oeste que foi o primeiro terreno onde elas iniciaram suas atividades na diocese e no Brasil com escolas e trabalhos pastorais. A vida religiosa em uma paróquia é a presença de Cristo através da pobreza, da castidade e da obediência e, acima de tudo, o serviço e o testemunho. As irmãs estão envolvidas em diversas atividades em nossa diocese. Hoje é dia de louvar e bendizer pelos 40 anos e também pedir a Deus que envie mais jovens à Congregação para que, a exemplo da família de Nazaré, elas possam continuar esse carisma tão importante em difundir o Reino e o anúncio do ressuscitado entre o povo de Deus”.

 

Histórico

A Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família foi fundada em Castelleto de Brensone – Verona – Itália, no dia 06 de novembro de 1892, pelo Pe. José Nascimbeni, com a colaboração de Maria Domênica Mantovani, Co-fundadora e primeira Superiora Geral.

No Brasil a congregação chegou no dia 19 de abril de 1976, em Santa Izabel do Oeste-PR (Diocese de Palmas-Francisco Beltrão), com quatro Pequenas Irmãs: Ir. Ervina Miniaturo, Ir. Josefina Radaelli, Antonieta Meneguini e Plácida Settin.

Após o Sim de cada uma delas, Deus foi chamando e generosamente muitas jovens foram acolhendo este chamado. São tantas famílias envolvidas neste sonho de amor, jovens que abraçaram a vida consagrada e outras que decidiram seguir o Cristo em outro estado de vida, cada uma buscando no seu cotidiano testemunhar a encarnação do Senhor que começou em Nazaré e se perpetua no peregrinar.

Além de Santa Izabel, a Congregação está presente em Bataguassu-MS, Itaquiraí-MS, Marituba-PA, Palmas-PR, Tibagi-PR, Enéas Marques-PR,

Comunidade José Nascimbeni e Casa Regional – Cascavel-PR, Comunidade São Francisco – Cascavel-PR e Noviciado São José – Toledo-PR.

Sonora com Dom Edgar Ertl e Ir. Inês Passarello.